quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Para Além do SMASH! – Expectativa 2015

O SMASH! Falando de Quadrinhos é um evento mensal realizado na Livraria Cultura de Fortaleza pela equipe do Avantecast, um grupo de pessoas aficcionadas pelas HQs como forma de linguagem, arte e entretenimento. Com a coluna “Para Além do SMASH!”, os integrantes do Avante vem falar um pouco sobre o tema do mês do evento realizado na Cultura. O tema de janeiro foi “Expectativa 2015” e vamos falar um pouco sobre o que esperar desse ano.

Lucas Aquino: Nos EUA, muita coisa a mudar

O ano de 2015 se revela como de reformulações para a líder de vendas no mercado norte-americano. A Marvel prepara em Secret Wars o que pode ser o seu primeiro reboot, algo chocante para a empresa que teve durante muito tempo como lema para seus criadores a frase - atribuída a Stan Lee - 'Não mude nada, só dê a ilusão de mudança". Mais polêmica que a mudança, talvez, é o motivo alardeado dela: uma maior sincronia entre os universos Marvel dos Quadrinhos e do Cinema. Embora seja um processo que já venha dos últimos anos, fãs temem que a editora esteja seguindo no caminho de tornar os quadrinhos um mero acessório ao cinema. O que é certeza é a continuidade do processo de 'hawkeyzação' de títulos menores da Marvel, com pelo menos quatro novos títulos com equipes criativas  que prometem dar alegria aos leitores:  Lemire & Perez em Hawkeye, North & Henderson em Squirrel Girl, Spencer & Rosanas em Ant-Man e Zdarsky & Quinones em Howard The Duck. Além disso, os fãs de Star Wars podem esperar um belo reboot do seu universo expandido nos quadrinhos, agora lançados pela Casa das Ideias com alguns de seus mais importantes autores, como Kieron Gillen, Mark Waid e Jason Aaron.

Por falar em processo de uniformizar o universo cinematográfico com o quadrinístico, a DC moverá seus escritórios de New York para a Califórnia a exata intenção de aproximar os criadores dos quadrinhos com os criadores dos filmes de super-herói da Warner. Durante essa mudança, a DC Comics promete movimentar o mercado com sua grande saga Convergence, em que várias realidades antigas batalharão por intermédio do andróide extraterrestre Brainiac. Contudo, talvez mais esperado que o começo desse grande evento seja a conclusão de outro: Multiversity, de Grant Morrison e um time absurdo de colaboradores, já se confirma como uma das melhores histórias dos últimos anos. Morrison que, aliás, promete entregar sua tão aguardada graphic novel sobre a Mulher Maravilha ainda em 2015, algo que deve ser o único alento para os fãs da personagem no ano, já que ela seguirá com o terrível time criativo de Meredith e David Finch. Enquanto isso, os outros dois membros da 'trindade' - Batman e Superman - devem continuar em boas mãos: Scott Snyder e Greg Capullo não dão sinais de cansaço mesmo após tanto tempo trabalhando com o homem-morcego e tudo indica que Geoff Johns e John Romita Jr. estão apenas começando sua saga no Homem de Aço.

Mesmo com tudo dito, talvez a maior expectativa de 2015 seja por uma editora com quase sessenta anos a menos que as duas citadas e uma fração de mercado ainda bem menor que a delas. A Image Comics teve um excelente 2014 e já abriu o novo ano chutando a porta com sua Image Expo. Grant Morrison, Warren Ellis, Brian K. Vaughan, Darwyn Cooke, Mark Millar, Jeff Lemire, Jonathan Hickman, Scott Snyder e Rick Remender são apenas alguns dos autores que prometem novos títulos pela editora ao longo do ano. Além disso, séries aclamadíssimas como  Saga, Sex Criminals e The Wicked + The Divine não dão nenhum sinal de um fim próximo.

As editoras menores também não querem ficar de fora e todas prometem novidades no mercado. A First Second continua seu trabalho com autores consagrados e pretende lançar em 2015 HQs novas de autores como Scott McCloud e Paul Pope. A Dark Horse promete uma sequência de Clube da Luta escrita pelo autor da obra original Chuck Palahniuk, ajudado nos roteiros por Matt Fraction e com desenhos de Cameron Stewart. E a Archie Comics contratou para comandar sua reformulação ninguém menos que Mark Waid, que ainda contará com os desenhos de Fiona Stapples.

Pedro José: “eventos vão movimentar o Brasil em 2015”

Esse ano vai ser o ano dos eventos. Em março, lá em São Paulo, rola a Feira Plana, evento de troca de informações e venda de materiais impressos, entre eles diversos quadrinhos em formato de zine. Em agosto, também em São Paulo, rola a Jornada Internacional de Quadrinhos, encontro acadêmico que reúne pessoas de todo o Brasil que fizeram das HQs seus objetos de estudo. Em novembro, o Festival Internacional de Quadrinhos, o FIQ, acontece em Belo Horizonte e tem tudo para mais uma vez se fincar como o maior eventos de HQs do Brasil. E em dezembro, a Comic Con Experience vem na sua segunda edição.
Festival Guia dos Quadrinhos (março em SP), Geekontro (maio em Fortaleza), Dia do Quadrinho Nacional (em vários cantos do país, incluindo em Fortaleza, no dia 31, na Gibiteca de Fortaleza), o próprio SMASH! mensal, que esse ano completa 2 anos de vida, lançamentos de quadrinhos. Aparentemente, os fãs e produtores de quadrinhos perceberam que a construção de network é extremamente importante. Estar cara a cara com fãs e produtores, além de renovar energias, humaniza a arte e o artista, trazendo retorno mais do que comprovado a todos os lados. Esses eventos citados são apenas os já confirmados, então  imagina os que ainda estão por vir! 2015, para quem curte quadrinhos, não vai faltar lugar para ir.
Para saber um pouco mais sobre o que esperar deste ano, vale a pena ouvir o grande Cassius Medauar, editor da JBC, um dos editores mais conhecidos e conceituados do mercado, nessa rápida entrevista que ele deu para o Portal Publish News. Link: https://www.facebook.com/video.php?v=817202891651484&pnref=story.


Giovani Loiola: quadrinhos na TV e no cinema

No inicio do ano, a série Arrow volta para a segunda metade de sua terceira temporada dando um destaque maior a Laurel Lance, a nova Canário Negro, que terá três episódios em parceria com Arsenal enquanto o Arqueiro anda sumido. Afinal, alguém tem que tomar conta daquele cabaré! Isso vai servir para a CW verificar a aceitação da personagem para um possível spin-off da Aves de Rapina. Já a série irmã, The Flash, volta para sua segunda metade da primeira temporada em que, aparentemente, o grande ‘boom’ será a revelação da identidade do grande vilão da série, o Flash Reverso. Ainda para o esse início de ano temos o retorno de Gotham, que tem tido boas criticas (mas como não assisti vou me abdicar de comentários) e o de Constantine, que apesar de gostar muito, continua naquele “chove não molha” de “cancela, não cancela, renova, não renova”.
                Como novidade para esse ano, a CBS traz a série da Supergirl, mas pouca informação se tem até o presente momento. E a CW chega com mais um spin-off de Arrow,  apesar das grandes apostas e especulações sobre a série ser do Atomo, ainda não há confirmação de quem vai ganhar 40 minutos semanais para chamar de seu.
                A Marvel continua com a série Agents of SHIELD com o Coulson e a turminha do barulho, porém a grande aposta parece ser Agent Carter que, até o momento em que estou escrevendo, chega ao seu quarto episódio com muitas criticas boas, e claro que a série também está inserida no Marvel Cinematographic Universe (MCU).
                Para o cinema, temos o retorno dos maiores heróis da Terra em Avengers – Age of Ultron que traz, além de um novo vilão do papoco, a introdução dos Inumanos nos Cinemas com os irmãos Pietro e Wanda, também conhecidos como Mercúrio e Feiticeira Escarlate. E para encerrar a segunda fase do MCU, teremos Homem-Formiga que é, no mínimo, uma aposta bem ousada.

Nenhum comentário: