quinta-feira, 25 de junho de 2015

O Momento Literário HJ - Aíla Sampaio

Para entender o que é o projeto O Momento Literário HJ, por favor, clicar aqui!

Aíla Sampaio é escritora, professora e uma das personas mais simpáticas da literatura cearense. Eis suas palavras:

1. Quais os autores que mais contribuíram para sua formação literária?
Ainda na infância, li muito Monteiro Lobato, que foi quem povoou  o meu mundo de fantasia. Depois li os poetas românticos - Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Juvenal Galeno, Castro Alves, que despertaram a minha paixão pela poesia. Mais adiante descobri o Machado de Assis, e esse foi amor para toda a vida.

2. Das suas obras, qual a que prefere? E desta obra, qual conto, poema, trecho ou capítulo prefere?
Gosto de tudo de Machado de Assis, mas seus contos e romances são leituras obrigatórias pra todo brasileiro que gosta das letras. Destaco os contos: O espelho, Missa do galo, Cantiga de esponsais e Uma visita de Alcebíadas. Seus romances que mais me marcaram foram: Dom Casmurro e Memorial de Aires.

3. Como você vê o cenário literário no Brasil? Há novas escolas? Quais escritores representam a atual literatura?
Hoje a palavra de ordem é ecletismo. Há espaço para todas as tendências, não existe uma escola. Destaco a produção literária dos contemporâneos: Milton Hatoum, Bernardo Carvalho, João Gilberto Noll, Chico Buarque na prosa. Na poesia: Manuel de Barros e Adélia Prado.

4. Há literaturas regionais ou uma única literatura brasileira?
A literatura é Universal. Leio Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Lúcio Cardoso e Clarice Lispector sem a menor preocupação com rótulos. O mais importante é a forma como eles depuram a existência e os problemas que nos cercam.

5. A internet, especialmente no Brasil, é um fator bom ou mau para a arte literária?
Para a divulgação é excelente. O problema é o modo como tem proliferado a ignorância de quem não pesquisa as autorias corretas e fica publicando textos de autoajuda escritos por Shakeaspeare, Fernando Pessoa e Machado de Assis, poemas da Clarice Lispector... Isso é um horror, é um desserviço à literatura!
_________________________________________

Para ler a entrevista de Pedro Salgueiro, é só clicar aqui!

Nenhum comentário: