sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Mas é carnaval, não me diga mais quem é você

Bem, mais um texto coringa que, pela proximidade da data, está mais para Dia do Arlequim!
O carnaval sempre esteve presente em nossa literatura e escolher um texto para representar isso é até meio injusto. Mas quem ganha a chance de representar a arte na comemoração é quem tem uma causa mais do que justa:

O Catraca Livre, site cultural que dá um olhar super carinhoso para a literatura, lançou um projeto muito massa, o #LeiaVinicius! Nele, há vários vídeos de leitores de todo o Brasil, que gravaram declamações de sonetos de Vinicius de Moraes, presentes no "Livro dos Sonetos".

Voltando ao carnaval, Vinicius tem um poema chamado Soneto de Carnaval, que é de uma delicadeza já própria do autor. Cabe assistir prestando muita atenção.


Agora, para quem é da bagaceira. Pra quem quiser também ver um conto de Carnaval-Terror, escrito por João do Rio, que para quem não conhece, é o maior cronista da história desse país, sem querer desmerecer Rubem Braga - antes que se oponham! O Bebê de Tarlatana Rosa é considerado um dos melhores contos da história da literatura brasileira. Inclusive, farão um filme baseado no conto.

Bom carnaval a todos!

Nenhum comentário: